Devemos colocar roupinha nos pets?


A necessidade ou não de vestir nossos pets é uma dúvida recorrente. Enquanto alguns juram que é importante, outros fazem questão de afirmar que é vaidade.


De qualquer forma, além do quão conveniente isto possa ser ou não para os animais domésticos, as roupas e os acessórios para cães, desenhados segundo a moda de cada temporada, são uma tendência, mas só o tempo dirá se ela veio para ficar.

Confira essas dicas que encontramos
É necessário vestir nossos cães?
Por lógica pura poderíamos dizer que a sábia natureza deu a cada ser o que cada um precisava. E que a pelagem é tudo o que um animal requer para enfrentar as diferentes variações climáticas.

Mas é aqui quando, uma vez mais, entra em ação a mão do homem. Então, raças nascidas em regiões frias são transportadas para regiões quentes e vice-versa, importando pouco ou nada as características de cada cão.
É melhor deixarmos o tema da mudança climática para um outro artigo.

Os especialistas em animais sugerem que a roupa para cães é necessária apenas como uma proteção em alguns casos específicos. Se faz muito frio, então, deve-se considerar utilizá-la para:
Cães de pelos curtos e ralos;
Filhotes ou animais idosos, que podem ser mais vulneráveis às baixas temperaturas;
Cães que tremem quando ficam parados.
Estética frente a necessidade
Partimos do princípio que para o nosso amigo peludo, pouco, ou nada, importa a moda. Vê-lo bem vestido e com acessórios que combinem é só uma preferência humana do dono.
Mas a questão deveria passar pelo que o animal precisa ou não, e quanto isto afeta o ser disfarçado desta forma.


Enquanto os estilistas assinalam que utilizam tecidos que não provocarão calor em épocas de verão e que as roupas os deixam bonitos, a pergunta continua sendo: qual é o sentido de vestir os cães se isto não é algo que eles realmente necessitam?
Desenhos de moda para animais de estimação
Sinta você tentado ou não, a indústria da moda canina oferece uma variedade de desenhos e cores e renova suas ofertas a cada temporada. Assim, você poderá encontrar diversas opções.
O mais importante é que, por mais bonita que seja uma roupa, é importante que ela não provoque nenhum tipo de alergia em seu peludo.
E, ainda que seja gratificante ver o nosso cãozinho vestido como um príncipe, primeiro deveríamos avaliar se ele está cômodo com seu traje.
Além disto, fora estas questões secundárias, não deveríamos nunca deixar de nosperguntar se o nosso animal de estimação tem todas as suas necessidades satisfeitas para levar uma boa vida.
Humanizar os animais de estimação
Talvez o que também deveríamos nos perguntar é por que precisamos vestir os nossos cães. Ou melhor dizendo: por que procuramos tantas formas de humanizar os nossos animais de estimação?
É que muitas pessoas cometem o erro de achar que o que é bom para elas também é bom para os animais. Então, em muitos casos, a convenção estética humana parece primar sobre o instinto natural canino.
Os especialistas indicam que, mais cedo ou mais tarde, estes tipos de condutas entrarão em conflito com o mundo instintivo do cão e terminarão desnaturalizando o comportamento deles.

Vamos ficar atento ao bem-estar dos nossos bichinhos, ok?
Abraços,

Dra. Brubs Morales
IG: @animalnatural
Facebook: /animalnatural
Para consulta com a Dra. Brubs Morales entre em contato pelos telefones (11)4116-3132 e (12)4141-0070
Fonte:


Comentários

Postagens mais visitadas