Meu peludo está comendo cocô! Como faço pra evitar?
Quando as mamães caninas cuidam dos seus bebês, elas consomem intencionalmente as fezes da cria para o cheiro não atrair predadores e para manter o ninho limpinho. Nessa situação específica, a coprofagia é esperada e desejável.
As mamães caninas consomem intencionalmente as fezes da cria para não atrair os predadores com o cheiro e mantém o ninho limpo. Existem casos de coprofagia transitória. Como por exemplo os filhotes, eles são bastante curiosos e exploram o mundo com sua boca.
Em outras circunstâncias, é bem importante investigar o que pode estar acontecendo.
Verifique se seu cão está com vermes
Os vermes no intestino podem fazer o cachorro ingerir as fezes para recuperar alguns nutrientes que os parasitos consumiram. Com o exame coproparasitológico é possível descobrir se seu peludo apresenta verminose e também pode ajudar a identificar a espécie do parasito.
Quando a verminose é evidente, ou seja, quando é visto ali nas fezes, é preferível fazer primeiro os exames e depois vermifugar. O ideal é fazer o exame de fezes pelo menos duas vezes por ano, até porque cães que comem cocô são mais propensos a se reinfestarem com vermes.
Afinal, o que ele vê no cocô?
Um cachorro que consome fezes pode estar buscando nelas certos elementos:
- Bactérias intestinais benéficas à saúde
- Enzimas pancreáticas
- Fibras
- Micro elementos (nutrientes)
- Calorias
Alguns cães comem fezes porque estão com fome. Estes encaram o cocô como comida que está à disposição. O apetite exacerbado pode fazer seu peludo encarar fezes com outros olhos.
Mudanças de manejo que inibem a coprofagia
- Recolha as fezes imediatamente.
- Chegue ao cocô antes dele. Sem fazer muito alarde, recolha as fezes após o peludo tê-lo feito.
- Cão cansado = cão menos interessado por fezes
- Cães mais ansiosos são mais propensos a comer cocô. Faça um passeio com seu peludo diariamente. Atividade física regular fornece estímulo físico e mental.
- Em casa utilize brinquedos variados e estimule-o a interagir com eles. Varie os brinquedos de tempos em tempos, para ele não perder o interesse.
Comentários
Postar um comentário